Pulgões e Cochonilhas

Existem produtos químicos que podem ser adquiridos para combater as pragas, mas eu prefiro soluções mais ecológicas e naturais, e muitas plantas funcionam como verdadeiros inseticidas.

Existe uma variedade bem grande de Pulgões e Cochonilhas, mas regra geral, são pequenos insetos que sugam a seiva da planta, que acaba morrendo se não for tratada.

Joaninhas são predadores naturais dos Pulgões.

Essa é uma das variedade de Cochonilha - essa "esfarela" ao toque

mas existem as Cochonilhas com carapaça - que parecem pontos duros e grudados na folha, sendo mais dificeis de serem exterminadas devido a essa proteção.

De todas que vi, essa receita me pareceu mais rápida e prática: Um chá com cascas de cebola, simples assim.



nesse outro vídeo, Carol Costa fala de outras 5 formas de combate as pragas:

Receita caseira contra pulgões 
Materiais:
200 gramas de cebola
2 litros de água
Modo de fazer:
Junte todos os ingredientes no liquidificador e bata bem. Coloque em uma garrafa de refrigerante e deixe curtir por dez dias. Assim que estiver pronto, misture 330 ml desse líquido com mais 1 litro de água. Pulverize sobre as plantas atingidas.
Dicas especiais
– Enterre dentes de alho próximos das plantas que costumam apresentar a infestação.
– Em caso de pulverização, faça à noite. O sol poderá influenciar negativamente nos resultados.
– Se a sua muda estiver infectada, limpe a terra ao redor e faça a aplicação da receita caseira ensinada acima. fonte Jardim das Idéias


esse vídeo dá outra receita:


Aprenda a realizar o combate com inseticidas naturais

Mesmo que se conheçam maneiras de se prevenir ataques de pragas, ainda é fácil ser surpreendido por elas. Para os produtores que sofrem com esse problema e precisa saber como realizar o combate, existem alguns meios, como, por exemplo:

Hortelã: é um chá de hortelã (Mentha spicata) que, pulverizado sobre as plantas, acaba por protegê-la contra insetos, como, por exemplo, formigas.

Cravo-de-defunto: (Tagetes erecta) feito em um caldo, é utilizado para o combate de pulgões. Também pode ser plantado junto às culturas de interesse, realizando assim o controle de insetos, ao agir como repelente, e de nematoides.

Alho: (Allium sativum) útil para o controle e repelência de insetos, como a lagarta da maçã, pulgões, brocas, cochonilhas e ácaros, é interessante pois não deixa o cheiro do alho nas plantas, pois a solução pode ser preparada com sabão e óleo mineral.

Azeite de andiroba: é feito das sementes da árvore andiroba (Carapa guianensis) e controla os insetos, principalmente vaquinhas.

Própolis: substância resinosa resultado da interação das abelhas com as árvores, é utilizado para o controle de doenças, para nutrição das plantas e para diminuir o estresse hídrico.

Extrato pirolenhoso: produto da condensação da fumaça na fabricação de carvão, pode ser utilizado para o combate às lagartas, percevejos, trips, gorgulho, ácaros, moscas, pulgões, gafanhotos, brocas do tomateiro e do café, cochonilhas, bicudo do algodoeiro, cigarrinha da cana e da pastagem e moscas.

Óleo: são vários tipos, como o de eucalipto, útil contra moscas e vespas; de Citrus, bom contra formigas, baratas e lesmas; e de Neem, que combate mais de 500 espécies de insetos.

Arruda: é um arbusto (Ruta graveolens) que atua no combate a pulgões.

Cinamomo: uma árvore (Melia azedarach L.) que combate a pulgões com uma solução de suas folhas e frutos.

Crisântemo: é um chá feito das folhas de crisântemo (Chrysanthemum sp.) que tem ação no sistema nervoso dos insetos, deixando-os imóveis. Com óleo de Neem, sua efetividade é aumentada.

Agave: é um preparado com as folhas maceradas de agave (Agave americana L. e Agave atrovirens) e água que ajuda no combate às formigas, aplicado na entrada ou no “olho” dos formigueiros.

Cebola: a cebola (Allium cepa) é útil contra lagartas em beterraba, brocas, pulgões e ferrugem. Pode ser plantada ao lado das plantas de interesse para afugentar brocas.

Tomate: as folhas de tomate (Solanum lycopersicum) possuem ação repelente a pulgões, lagartas e vermes. Faça o uso desse inseticida natural com muito cuidado, porque pode ser tóxico a animais domésticos.

Ovos: você pode triturar as cascas de ovos ou colocar elas em pedaços na base da planta formando um anel que impedirá que lagartas e caracóis se aproveitem da cultura.

Pironim: é um produto comercializado que contém diversos componentes inseticidas, como óleo de Neem, extrato de Timbó, piretro natural, extrato pirolenhoso e losna. (fonte)



Uma lista de inseticidas naturais:
Alfafa - combate mosquitos
Alfavaca, manjericão branco - inseticida contra moscas e mosquitos
Angico - combate as saúvas
Anis ou erva-doce - repelente de traças
Arruda - inseticida de pulgões e cochonilhas sem carapaça
Cebola ou cebolinha verde - repele vaquinha e combate pulgões e lagartas
Chagas, capuchinho - repelente de nematóides
Chuchu - atrativo de lesmas e caracóis
Coentro - combate ácaros e pulgões
Cravo-de-defunto - neomaticida, repelente de pulgão e broca-de-tomateiro
Crotalária - combate nematóides
Eucalipto - folhas são inseticidas de grãos armazenados
Gergelim - contra saúvas, plantio ao redor das plantas
Gerânio - repelente de insetos na horta
Girassol - inseticida, repelente
Hortelã ou menta - repele formigas e ratos
Manjericão - inseticida em geral
Mamoeiro - ferrugem do cafeeiro
Nim - inseticida em geral
Pimenta - repelente de insetos
Samambaia - contra ácaros, cochonilhas e pulgões
Tomateiro - ação inseticida contra pulgões (folhas e tatos)
Tomilho - repelente de pulgas e percervejos
Urtiga - combate pulgões e fungos das plantas

Comentários