Regas

Acho que a maior duvida para quem começa cultivar suculentas é a rega, e quando se fala que não é pra regar muito é verdade, a característica da suculenta é que elas armazenam água em suas folhas e caules, já que seu habitat natural são regiões desérticas onde chuva é acontecimento raro.

A Carol Costa - do site Minhas Plantas - diz que a rega deve ser abundante, e deixar secar completamente para regar novamente, imitando assim o regime de chuvas de regiões desérticas.

Mas como saber quando secou? Com o dedo - simples assim.

Mas as Suculentas tbm gostam de chuva, e essa foi a minha maior dificuldade - eu tentei proteger da chuva a acabou que ficaram sem sol, e por óbvio não cresciam, até que coloquei tomando sol e chuva e fui acertando o subtrato - que tem que ter uma boa drenagem, e aí consegui sucesso.

Li certa vez em algum lugar que as plantas acabam se adaptando ao cuidador e ao lugar onde estão, 
e eu acho muito verdadeira essa afirmação. 
Não existe 2 lugares idênticos com condições idênticas, 
sendo assim, cada caso é um caso, e não dá pra seguir regras rígidas.

Portanto a rega tem tudo a ver com vários fatores:
1 - clima seco ou não
2 - calor ou frio
3 - tipo e tamanho do vaso

Vasos pequenos secam mais rápido que os grandes, vaso de plástico conservam mais a unidade que vasos de barro e de cimento... dias muito quentes  pedem uma rega extra, e tudo isso a gente vai entendendo com a prática e a observação da planta.

Se a planta aparece saudável é porque está tudo ok com ela, mas se está se desenvolvendo abaixo do esperado, ou se as folhas ficam com aparência estranha é bom verificar o que está acontecendo e corrigir - pode ser rega errada ou alguma praga. É o treinamento do "olho" que vai fundamental.

Então vou contar o que aconteceu com minha Echeveria:

comecei reparar que suas folhas estavam ficando muito escuras, fechadas, até que certo dia percebi que as folhas estavam enrugadas, veja a foto tirada em 20 de outubro:


Deduzi que poderia ser falta de água, uma vez que esse era o único vaso de cimento e de tamanho bem pequeno - então caprichei na rega nos próximos dias que estavam bem quentes.

e em 4 dias o resultado - foto tirada dia 24 de outubro


e decidi mudar pra vaso maior e ela está super linda e tomando chuva
a lição que fica é - ficar de olho e aprender a entender as plantas - é essa a rega