Propagação

Uma do lado gostoso de cultivar suculentas é sua propagação.

Por Folhas:

Basta colocar em cima de um substrato, em lugar bem iluminado mas sem sol direto, e as folhas brotam em mini mudinhas muito fofas.



e elas crescem muito rápido:
foto em 19 de novembro


foto em 01 de dezembro



Já vi relatos de sucesso colocando as folhas sem substrato algum - apenas em cima de um prato, ou em caixas de ovos, e mesmo assim as folhas brotam. Mas é evidente que temos que ter em conta a umidade relativa do ar - em ambientes muito secos eu não sei se isso funciona, sempre é bom fazer experimentos, pois o clima de cada região vai ser de grande relevância.

Outro fator é a folha - as mais gordinhas vão ter mais capacidade de nutrir a mudinha, enquanto as folhas mais magrinhas já não vão ter tanta reserva de nutrientes para alimentar a nova muda..

Portanto, testar é necessário, não tenham medo, é a experiência que vai dar o traquejo suficiente, eu perdi uma infinidade de folhas até pegar o jeito.

Já fiz muitos berçários naqueles  pratos pretos - eu furo, coloco terra e penduro em meu terraço onde bate o sol das primeiras horas do dia, e mantenho úmido, rego sem dó nos dias mais quentes.


Por Estacas:

Que consiste em cortar uma parte da planta e plantar.

aqui um exemplo :
dia 01 de dezembro, cortei as duas pontas desse sedum, e ele ficou assim:


no dia 09 de dezembro ele já estava assim, viu como os brotos já cresceram bastante?


e aqui os 2 vasinhos onde estão as novas mudinhas




Por Sementes


Comentários